Iniciativa

Tecnologia a favor da educação

Concurso que permite a liberdade criativa entre os alunos, elege nesta quinta os melhores trabalhos de stop motion

Carlos Queiroz -

Estudantes que se interessam por stop motion e animação tiveram a oportunidade inscrever seus trabalhos na II Mostra Interescolas de Animações (MIA), e nesta quinta-feira (14) serão premiados. O evento reúne escolas públicas e privadas e a premiação será através de uma live no Facebook no perfil MIA Movies, a partir das 10h.

A primeira meta para a segunda edição era superar o número de trabalhos inscritos em 2018, e foi alcançada. Este ano, a MIA recebeu 38 inscrições das escolas estaduais de Ensino Médio Santa Rita e Augusto Simões Lopes e da privada de Ensino Fundamental São Francisco de Assis.

Conforme conta uma das idealizadoras do projeto e professora da escola Santa Rita, Ariadne Tavares, as produções possuem assuntos variados, desde releituras de obras literárias a preocupações sociais e tecnológicas. O evento optou por não possuir um tema fixo justamente para estimular a criatividade dos alunos. “Deixamos eles livres para criar”, completou.

Todos os trabalhos enviados são feitos e editados através de aplicativos instalados no celular. No início, os organizadores sugeriram algumas opções, mas os estudantes curiosos foram além e acabaram descobrindo uma gama de ferramentas a seu favor. O material a ser produzido no smartphone foi a alternativa achada pelos professores para driblar a falta de recurso das escolas públicas. Ariadne explica que a maioria deles não possui computador em casa, e os da escola não suportam os programas. “Já o celular é unanimidade entre eles”, destacou.

O concurso foi dividido em cinco categorias, e cada uma delas terá dois vencedores, um de escola pública e outro da escola privada. A organização optou por esse molde para tornar a premiação mais justa e igual, visto que os educandários possuem realidades estruturais distintas.

O II MIA iria ocorrer na escola técnica estadual João XXIII, mas como a data coincidiu com um dia de mobilização do funcionalismo, a escola estará fechada. Então, para não desmarcar com os participantes, surgiu a ideia de transmitir a premiação através da live. A mostra com todos os materiais inscritos ainda não foi descartada, segundo Ariadne, está ocorrendo uma negociação para marcar um novo dia.

Como tudo começou
A ideia surgiu ano passado, quando o Núcleo de Tecnologia Educacional da 5° Coordenadoria Regional de Educação (NTE/5ª CRE) ofereceu o curso de stop motion. Então, na intenção de replicar a prática dentro da sala de aula, os professores Ariadne e Ticiano Corral encararam o novo desafio. Como os resultados dos alunos foram positivos, os docentes resolveram criar a MIA. Na primeira edição não houve competição, o propósito era compartilhar trabalhos e experiências. Com o sucesso de 2018, o evento se expandiu entre alunos e na internet e, então, outras escolas e as premiações agregaram a iniciativa.

O que é stop motion?
Stop motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto para simular o seu movimento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eduardo Leite apresenta proposta final da Reforma RS Anterior

Eduardo Leite apresenta proposta final da Reforma RS

Uma Bibliotheca cada vez mais pública Próximo

Uma Bibliotheca cada vez mais pública

Deixe seu comentário